Imagem capa - Como organizar uma festa de aniversário – Parte 3 por Farol Fotografia - Fábio e Carol
DicasAniversário

Como organizar uma festa de aniversário – Parte 3

A festa se aproxima e é hora de escolher o convite e os quitutes (salgados, doces e bebidas)


Nos posts anteriores, você viu como definir orçamento, lista de convidados, data, horário e local. 

Também leu dicas sobre tema de festa e decoração.

Com tudo isso determinado, as próximas etapas da organização da festa são escolher o modelo do convite e o que servir aos convidados – salgados, doces e bebidas.


1. Convites

Combinando com o tema escolhido para a festa, ele deve ser enviado com 30 dias de antecedência (no mínimo 15 dias), pois é necessário que os convidados tenham tempo para se organizarem.




Sendo assim, planeje-se! Se você deseja que algum profissional confeccione os convites, verifique o prazo de produção e entrega dele.


Com a era digital, tornou-se muito comum o envio do convite eletrônico, seja pelas redes sociais, seja por e-mail, seja por aplicativos de mensagem. Além da facilidade de entrega, pode ser uma forma de economizar, pois não há o gasto com a impressão.


Porém, lembre-se que muitas pessoas – principalmente os mais velhos – não têm o costume de verificar e-mails ou redes sociais com frequência. Alguns nem têm esses meios de comunicação. Portanto, imprima o convite pelo menos para essas pessoas e o entregue em mãos.


Outra ideia que também está em alta nos dias atuais é o Save the date – traduzido do inglês como “Reserve esta data” –, ele é uma espécie de informativo enviado antes do convite oficial, a fim de informar as pessoas sobre o evento que você realizará, evitando, assim, que elas marquem outro compromisso no dia da festa.

E independentemente do que você optar: pela forma tradicional – convite impresso – ou pela forma hi-tech – convite eletrônico –, é importante que nele constem as seguintes informações:


• Nome e idade do aniversariante: muitos convidados baseiam-se nessa informação para comprar os presentes. 

• Nome do convidado: ao personalizar o convite com o nome do convidado, ele se torna mais especial para quem o recebe.

• Data e horário de início: lembre-se que, no Brasil, é muito comum as pessoas não chegarem no horário marcado. Geralmente, elas atrasam de 15 a 30 min.

Endereço do local: é fundamental disponibilizar um mapa caso seja um local muito distante, de difícil acesso, ou até mesmo se pessoas de outras cidades forem convidadas.

• Troca de roupa: caso o local escolhido tenha piscina ou alguma atividade que envolva água, tinta, terra etc., é bacana sugerir aos pais que levem uma troca de roupa para os filhos.

• Confirmação de presença: obrigatório, principalmente se você contratar serviços terceirizados, como buffets, cujo valor é baseado na quantidade de pessoas presentes.



Atenção! Sobre a confirmação de presença, não se esqueça de verificar o prazo máximo que os serviços terceirizados pedem para informar a quantidade de pessoas. Com essa informação, solicite a confirmação até alguns dias antes desse prazo, a fim de evitar qualquer imprevisto.


Se você optar por definir os lugares das pessoas, crie uma lista com os nomes em ordem alfabética e coloque o seu respectivo número de mesa na frente de cada um deles. Mesmo que as pessoas não fiquem agrupadas por mesa nessa lista, você facilita o trabalho da recepcionista na hora de localizar os assentos demarcados.


E, ainda, se você tiver aqueles convidados que adoram levar seus próprios convidados, você pode anexar ao convite principal alguns miniconvites individuais, que devem ser apresentados na chegada do evento para permitir a entrada da pessoa.


2. Comida e bebida



Um dos destaques de uma festa e o motivo de grande preocupação para agradar a todos é a comida a ser servida. Churrasco? Pizza? Salgadinhos fritos? Assados? Arroz, salada e carne? Massa?

O que escolher? Como calcular a quantidade de comida e bebida por pessoa?


Para quem não tem vivência na área, pode parecer um pouco complicado. Ninguém quer que falte ou desperdice comida na festa, não é mesmo?!


Caso você opte por uma festa em um buffet, espera-se que os profissionais sejam capacitados e, assim, saibam a quantidade necessária para cada pessoa. Você precisa apenas decidir entre as opções de cardápio oferecidas por ele.


Atenção! Em alguns casos, as bebidas não estão incluídas. Então, cabe a você providenciá-las. E se não estiver seguro em relação à quantidade, peça ajuda aos depósitos de bebidas ou até mesmo ao pessoal do buffet contratado, com certeza eles saberão orientá-lo.


Em relação ao tipo de comida, há diversas opções para todos os gostos e bolsos. Aqui, a dica é apenas ser coerente com o horário e o estilo da festa. Pensando nisso, deixamos algumas sugestões:


• Comidinhas infantis: lanchinho, minipizza, cachorro-quente, batatinha frita, crepe e mini-hambúrguer são uma ótima pedida – geralmente agradam a adultos e crianças. Ideais para festas no meio da tarde e início da noite, horários que exigem comidas mais leves.


• Salgadinhos fritos e assados: combinam com qualquer horário! Porém, é importante lembrar que nem todo mundo come salgado frito, então, não se esqueça dos assados! Eles, inclusive, não murcham depois de frios, o que ajuda na hora de prepará-los, pois você pode comprá-los com antecedência e somente aquecê-los na hora de servir.

Sugerimos: coxinha de frango, bolinha de queijo, kibe, croquete, mini-esfirra, empadinhas, enroladinhos (de presunto e queijo e salsicha).


• Jantar: para quem quer algo mais sofisticado, uma boa opção é apostar em um jantar. Você pode preparar uma linda mesa de frios como entrada, com várias opções de queijos, patês, salames, torradinhas e afins. E para o prato principal, saladas, duas opções de guarnições, uma opção de massa e dois cortes de carnes podem ser uma opção.





• Churrasco: para o finzinho de tarde ou o almoço de domingo, o churrasco é uma boa pedida! Aqui, você pode optar tanto pelos espetinhos – uma opção talvez um pouco mais cara, porém, mais prática – como também pelos cortes tradicionais. Carne, linguiça e frango são itens indispensáveis em todo e qualquer churrasco, sempre acompanhados, se possível, de pão francês, vinagrete, maionese, farofa e arroz branco.

Dica:se a festa não for em um buffet, você pode contratar um churrasqueiro. Assim, você aproveita mais a festa e socializa com os convidados. O valor é acessível!


• Rodízios: hoje em dia, há várias opções mais práticas, como os rodízios de pizza, de crepe, de massa, de caldo e até de comida japonesa. Geralmente, empresas especializadas vão até o local de sua festa e preparam tudo para você. O único sacrifício que você e seus convidados têm de fazer é: comer!


• Sacolinha: quem está com o orçamento mais apertado, mas também não quer deixar de comemorar e não liga tanto assim para os presentes, pode optar pelo esquema de sacolinha. Desse jeito, o anfitrião abre mão do presente e solicita ao convidado que ele leve uma porção do que vai comer. Em alguns casos, o anfitrião também pode servir a comida e solicitar apenas a bebida – alcoólica ou não – para o convidado.


Dica:hoje, é comum crianças e adultos com alergias e restrições alimentares (celíacos, diabéticos, vegetarianos etc.). Se você já souber disso, providencie alguns itens especiais no cardápio. Todo convidado gosta de saber que o dono da festa teve essa preocupação.



3. Docinhos


Os docinhos sempre são a estrela da festa – encantam os convidados na mesa do bolo e causam disputa após os parabéns.

Não há uma regra sobre quantos doces decorados e quantos doces mais simples devem ser colocados na mesa, o importante é deixar tudo em sintonia com o ambiente da festa, tomando cuidado para não criar muita informação também, e respeitando a quantidade estimada por pessoa.

Aqui, algumas dicas são:



Saber quais sabores são os prediletos do aniversariante, afinal, de nada adianta uma mesa farta se ele mesmo não gosta dos sabores.


Inovar é ótimo, porém, não se esqueça dos clássicos: brigadeiro, beijinho e bicho de pé.


Doces gourmet com Leite Ninho, Nutella, Oreo e chocolate belga também estão em alta.


Palha italiana, trufas, macarons, pirulitos de suspiro e fudges são outras opções mais elaboradas.


Pão de mel, pirulito, maçã do amor, popcake, cupcake, algodão doce de pote e pipoca gourmet são alguns doces que dão volume à mesa e que o pessoal adora.


Carrinhos de brigadeiro em que o próprio convidado escolhe o sabor e o confeito do doce que deseja também são uma ótima pedida.


Não preze pela quantidade e sim pela qualidade! É preferível ter menos docinhos, mas todos deliciosos, do que ter muitos docinhos medianos, que acabarão sobrando ao fim da festa.


Você viu como existem diversas opções para o seu evento?! Aqui, quem manda é o gosto, a criatividade e, principalmente, o orçamento! Procure definir o cardápio com antecedência, porque ele tem um custo significativo na festa.


Em relação às quantidades, é preciso levar em consideração diversas variáveis, como:

Duração da festa;

Número de adultos e crianças.

Variedades servidas.


Em geral, uma média considerada pelos buffets são:


• Salgadinhos: de 10 a 12 unidades por pessoa.

• Entradas e pratos quentes: 1 por 1, ou seja, o número de convidados multiplicado pelo de pratos.

• Mesa de frios: 150 g por pessoa e 50 g de pão por pessoa.

• Churrasco: 300 g de carne, 100 g de farofa e 300 g de frutas, legumes e/ou verduras por pessoa.

• Almoço ou jantar: 50 g de arroz cru, 300 g de carne e 150 g de frutas, legumes e/ou verduras por pessoa.

• Pizza: estilo buffet de pizza, em que o pedaço é geralmente 1/3 do tamanho de um pedaço convencional: 8 pedaços de pizza salgada e 3 pedaços de pizza doce por pessoa.

• Refrigerante: se servir outras bebidas, 400 ml por pessoa. Se servir apenas refrigerante e água, 600 ml por pessoa.

• Cerveja: 800 ml por pessoa.

• Bolo: 100 g por pessoa.

• Docinhos em geral: 5 unidades por pessoa.


Logo mais lançaremos um e-book. Nele, detalharemos mais essa questão das quantidades. Aguarde!


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Indicando fornecedores

Na indicação de fornecedores de hoje, para que a publicação não se estenda muito, separamos os contatos por categorias e citamos apenas seus nomes. 

Para saber mais, clique sobre o nome do interessado que você será redirecionado à pagina do fornecedor.


Convites e Papelaria

Paula Padrone - Arte em Papel  |  VIP Gráfica Rápida  |  Criativa Artes Personalizados 


Comida e Bebida

DelicAtê Buffet  |  Junior Buffet  |  Arquitetos da Pizza  |  Churrasco do Gordinho  |  Buffet Bonna's Festas  |  Malu Buffet  |  The Buffet LM  |  Armazém da Cerveja - Limeira


Doces

Felipe Oliveira  |  Adriana Beck - Ateliê de Doces  |  Drilícias - Doces Finos  |  Carol Roland  |  Fabiana Fischer  |  Alfajor by Lu Miyashiro  |  Talita Hammann

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Com isso, temos quase tudo preparado para o grande dia! Faltam apenas alguns detalhes para que a festa seja perfeita!

Fique ligado em nossa próxima e última publicação desta série.

Tem outra informação, dica ou experiência bacana para compartilhar com a gente? Deixe aqui seu comentário!